(41) 3296-7720

(41) 99843-0222

PERGUNTAS FREQUENTES

Abrindo o Processo de 1º Habilitação

Não, conforme o código de trânsito brasileiro, para tirar a habilitação o candidato tem que ser penalmente imputável, saber ler e escrever e possuir documento de identificação e CPF.
Infelizmente não. Hoje todo o processo é controlado pelo sistema de biometria, por conta disso a 1º etapa é fazer a coleta da biometria e foto para a CNH, para fazer isso, é necessário abrir o processo junto ao DETRAN, e o candidato já deve estar com 18 anos completos.
Hoje, o DETRAN reaproveita as certificações do processo anterior, bem como os exames de saúde, se não tiver nenhuma restrição grave. Se seu processo venceu, você tem 01 ano a partir da data de vencimento do anterior para dar entrada no novo sem precisar refazer as aulas novamente. Lembrando que só serão reaproveitados os cursos com certificação, ou seja, que tenha sido concluída toda a carga horária teórica e/ou prática. Se você não concluiu as aulas no processo anterior, terá que refazer toda a carga horária novamente. A prova teórica terá que ser refeita.
Após a data da abertura do processo, o candidato terá um ano para concluir o mesmo, ou seja, passar no exame prático. No caso de passar esse 01 ano, o processo do DETRAN será cancelado, tendo assim que reabrir um novo processo.
Não, a autoescola Ação trabalha com o prazo do DETRAN, ou seja, 01 ano. Dentro desse 1 ano, se o candidato precisar pausar seu processo a Ação não cobrará seu retorno. Porém é muito importante se atentar ao prazo de 01 ano, passando esse prazo o processo será cancelado.
Assim que o condutor der inicio ao processo de habilitação, não poderá receber multa, correndo o risco de ter seu processo bloqueado por 2 anos. No caso de receber a notificação de multa, ele precisa reconhecer condutor dentro do prazo estabelecido.
Sim, essa é a carga horária mínima estipulada pelo DENATRAN.
Em média 3 a 4 meses.
Apenas no exame prático de carro se for o caso. Nos demais exames fica sob responsabilidade do candidato ir até o local do exame com 15 minutos de antecedência.

Exames de Saúde e Psicotécnico

Não, o sistema do DETRAN usa o método de sorteio para evitar “fraudes” na realização dos exames, então quando abrimos seu processo ele é automaticamente vinculado a uma clínica, e não tem a opção de altera-la, somente se depois da realização dos exames você se sentir lesado pela clínica.

Em todos os exames do DETRAN, você precisa portar algum documento de identificação oficial e original (RG, CTPS, Passaporte ou carteira de reservista). Para o exame de saúde precisa também ter preenchido o questionário da Anamnese, feito pela internet.

Não. Mas hoje o DETRAN tem a junta médica e psicológica, então se você se sentir lesado pela clínica, e não concordar com o resultado do seu exame, pode ser solicitado para refazer o exame diretamente no DETRAN sem gerar novo custo. Porém nesse caso, é feito por protocolo e o tempo de retorno pode variar muito.

Não, porém o processo precisa ser concluído em no máximo 1 ano, no caso de 1º habilitação.

A principio não existe prazo mínimo, salvo no caso da clínica estipular prazo.

Pode. Você tem o direito de tentar fazer o exame de vista sem os óculos, mas caso você não consiga enxergar, precisa estar com os óculos para tentar fazer com o mesmo. Se não levar os óculos e não conseguir ler o que o médico pede, você terá que pagar uma nova taxa para refazer.

Todos os habilitados nas categorias C, D ou E que precisaram passar pelo exame de saúde, seja por renovação ou mudança de categoria.

E.A.R – Exerce Atividade Remunerada. Exame para quem irá trabalhar profissionalmente com a CNH (ex.: Motoristas, motoboy, taxi, Uber, etc.). Consiste no exame de psicotécnico um pouco diferenciado do da 1º habilitação normal.

Todos aqueles que exercerão atividades remuneradas com um veículo. Moto fretista, moto taxistas, taxistas, motoristas de aplicativos, motoristas de transporte de pessoas ou de cargas.

No caso da visão monocular, não impede o candidato de tirar sua CNH para A (moto) e B (carro). Existirá restrição para categorias superiores, como C, D ou E.

Pacientes diabéticos que apresentaram episódios de hipoglicemia grave (como desmaios) nos últimos 12 meses. Pacientes com epilepsia, em uso de medicamentos, que apresentaram episódio convulsivo no último ano. Pessoas com déficits de audição com possibilidade de tratamento. Portadores de arritmias com repercussão hemodinâmica. Pacientes com pressão arterial maior ou igual a 180 e/ou menor ou igual 110. Portadores de insuficiência cardíaca congestiva.

Epilepsia mioclônica juvenil, malformações congênitas múltiplas, mal de alzheimer com atestado de inaptidão definitiva por médico, mal de parkinson ou esclerose múltipla em estágios moderados e/ou avançados, retinose pigmentar, labirintopatias graves e irreversíveis.

Curso Teórico e Prova Teórica

São 45 h/aulas, onde a Ação trabalha elas em 15 dias (3 semanas) duas horas e quarenta por dia, que se referem a 03 h/aula por dia de segunda a sexta-feira. Esporadicamente tem aulas aos sábados no caso de reposição de feriados.

Na ação tem aulas nos três períodos, manhã das 09:00 hrs as 11:40 hrs, tarde das 14:20 hrs as 17:00 hrs e noite das 19:00 hrs as 21:40 hrs. Quando tem aula no sábado (reposição de feriado) a aula acontece somente no período da manhã.

Não, somente se tiver que fazer reposição de algum feriado. Não trabalhamos com aulas teóricas aos sábados, pois se o candidato for fazer somente na turma de sábado, ele demoraria no mínimo 12 sábados, ou seja, 03 meses. Como demora muito, não há procura.

Sim, na Ação você pode alternar seus horários das aulas teóricas, podendo fazer todas no mesmo horário, ou se precisar trocar, alternar os horários, em 1 dia ou em vários, não tem problema. No mesmo dia é sempre a mesma matéria e o mesmo professor, com isso o candidato que precisa alternar os horários não fica prejudicado e não precisa aguardar outro dia mais pra frente pra fazer a reposição e atrasar seu processo.

Não. O DETRAN estipula a carga horária máxima por dia de 04 h/aulas teóricas por dia. Na Ação fazemos 03 h/aulas por período, então se assistir dois períodos extrapola essa carga horária, além de repetir a carga horária que você já assistiu no outro período pois trabalhamos com a mesma matéria o dia todo para facilitar pra quem precisa alternar os horários.

A Carga horária compõe: 04 h/aulas de Meio Ambiente e Cidadania, 04 h/aulas de Primeiros Socorros, 03 h/aulas de Mecânica Básica, 16 h/aulas de Direção Defensiva e 18 h/aulas de Legislação de Trânsito.

Não, se fizer apenas 1 categoria (só moto ou só carro) ou as duas juntas, a carga horária e a matérias são as mesmas.

Será feita a biometria antes do inicio das aulas (de 20 minutos antes até o horário de início), no intervalo (10 minutos entre a 2° e a 3º aula) e final (do horário do término até 20 minutos após).

Se perder a 1º, e a fizer depois do horário agendado, perde somente a 1º aula, e assim para as demais. Se perder a biometria do intervalo, perde todas as 3 aulas do dia. Se perder a última biometria, perde somente a última aula. No caso de perca, esquecimento da biometria, terá que ser agendado a reposição dessa aula, e consequentemente terá taxa de remarcação.

Para a certificação junto ao DETRAN, é necessário ter 100% de presença, então no caso de falta, deverá ser remarcado a aula.

Depende. Será cobrado para remarcar no caso de falta sem aviso com antecedência ou atestado médico. Se você for faltar e nos avisar com 1 dia de antecedência, em dia útil e no horário comercial, não será cobrado a remarcação.

Não, hoje todas as aulas e exames são controlados pela biometria do DETRAN, se chegar atrasado, 01 minuto que seja, o DETRAN não validará sua 1º aula, e como precisa ter 100% de presença para ser certificado, terá que ser feita a reposição dessa aula.

Sim, tanto para aulas, quanto para os exames, atrasou, vai gerar taxa para remarcar.

Sim, durante todo seu curso, você fará simulados que ajudam você e o instrutor, a ver seu entendimento sobre as matérias. Se você não for bem em alguma, não tiver compreensão total de alguma de algum assunto ou conteúdo, poderá refazer as aulas teóricas sem custo.

Sim, no seu último dia de aula, você fará uma prova na autoescola referente a todas as matérias, nessa prova de 30 questões de múltipla escolha, você precisa ter no mínimo 70% de aproveitamento, ou seja, acertar 21 questões para estar APTO a fazer a prova do DETRAN.

Não, na prova da autoescola, você refaz quantas vezes precisar sem gerar custos, podendo também assistir aulas das matérias que sente mais dificuldade, para que no final esteja confiante e apto para ser aprovado na prova do DETRAN.

Após a conclusão das 45h/aulas teóricas, você pode agendar depois de uma hora do final da última aula, com a autoescola.

É só entrar em contato com a autoescola, não precisa ir até o DETRAN.

 

Chegue com 15 minutos de antecedência no DETRAN do seu exame, portando documento oficial com foto.

Infelizmente não existe tolerância de atraso. Se atrasar vai gerar taxa para remarcar.

 

No Paraná a prova teórica é eletrônica, no computador. Serão 30 questões a serem respondidas em no máximo 50 minutos, estará liberado para ir embora logo ao término da prova. Não existe tempo mínimo. Das 30 questões você terá que acertar no mínimo 21 para ser considerado APTO. Se acertar menos estará reprovado.

Logo após a finalização da prova, você será encaminhado ao totem do DETRAN e lá saberá na hora esta está APTO (aprovado) ou INAPTO (reprovado).

No caso de reprovação da prova teórica, será cobrado a taxa de reteste. Você pode fazer a remarcação pela autoescola ou diretamente no DETRAN. O reteste poderá ser realizado após 15 dias da tentativa anterior, conforme especificação do DENATRAN.

Não, porém o processo precisa ser concluído em no máximo 1 ano, no caso de 1º habilitação.

No caso de reprovação da prova teórica, será cobrado a taxa de reteste. Você pode fazer a remarcação pela autoescola ou diretamente no DETRAN. O reteste poderá ser realizado após 15 dias da tentativa anterior, conforme especificação do DENATRAN.

Aprovado na prova teórica, você deverá ir até a autoescola para agendar suas aulas práticas.

No mínimo 15 dias a contar da data de reprovação.

Aulas Práticas

Após aprovação na prova teórica, a Ação irá providenciar sua LADV (Licença de Aprendizagem para Direção Veicular). Estando emitida já pode iniciar as aulas.

Licença de Aprendizagem de Direção Veicular. É o documento que autoriza o candidato a andar em via pública sem CNH. Esse documento só é válido acompanhado do documento original e com foto do candidato, acompanhado de um instrutor devidamente registrado no DETRAN e com o veículo de aprendizagem (autoescola).

Não, ela só é válida em veículo de aprendizagem devidamente registrado no DETRAN com toda identificação de aprendizagem e acompanhado do instrutor de trânsito com crachá emitido pelo DETRAN.

Na Ação, a LADV fica com a autoescola, para evitar percas e esquecimentos.

Para 1º Habilitação A (moto) são 20 h/aulas
1º Habilitação de carro são 25 h/a práticas
Inclusão de categoria A são 15 h/a práticas
Inclusão de categoria B são 20 h/a práticas

Após a aprovação na prova teórica, você deve ir até a autoescola para já deixar agendado todas as suas aulas práticas. Essas aulas serão agendadas de acordo com o horário disponível do veículo e do candidato, é um horário bem flexível. Lembrando que tem que ser respeitado a quantidade de aulas noturnas no caso da categoria B ( 05h/a práticas para 1º Habilitação e 04 h/a práticas para inclusão de categoria).

Pode ser feito até 02 h/aulas práticas por dia e por categoria. Então no caso de duas categorias juntas, ficam 04 h/a práticas por dia.

Conforme a disponibilidade do candidato. A Ação tem preferência pela continuidade das aulas, ou seja, que sejam feitas 02 h/a por dia, todos os dias, pois essa frequência torna o aprendizado melhor e mais rápido.

Não obrigatoriamente. Se o candidato tiver restrição de dias e horários, ele pode pular dias sem problemas.

Para categoria A: de segunda a sexta-feira das 08:00h as 21:00h e sábado das 08:00 as 12:00h.
Para categoria B: de segunda a sexta-feira das 08:00h as 21:40h e sábado das 08:00 as 12:00h.

Nenhum! Para as aulas de carro, o instrutor te ensinará tudo, desde o básico. Para as aulas de moto, o instrutor pede apenas que o candidato saiba andar de bicicleta, por conta do equilíbrio.

Para categoria A, as aulas são feitas no centro de treinamento prático, na Avenida Comendador Franco, 2334.
Para as aulas de carro, os instrutores começam em ruas calmas, conforme evolução do candidato, vão para vias de maiores movimentos, centro, baliza e área de exame do DETRAN.

Pode sim, quando o candidato for marcar as aulas práticas, se ele tiver alguma preferencia é só solicitar.

Sim, a Ação trabalha com veículos novos, com ar e direção, que oferecem todo o conforto ao candidato.

Para as aulas práticas de moto não, o candidato precisa ir até e pista e depois retornar por conta.
Para as aulas práticas de carro, nos bairros Guabirotuba, Jardim das Américas, Uberaba e Jardim Botânico, a autoescola pega e deixa em casa (salvo aula das 08:00h onde o aluno precisa vir até a autoescola).

De 20 minutos antes e até o horário inicial exato da aula e para fechar a aula, do horário final até 20 minutos depois. No caso da categoria A, também será feito a biometria no intervalo de 05 minutos entre as duas aulas.
Para as aulas de carro, quando o instrutor vai buscar em casa, ele busca o candidato antes do horário da aula, volta até a autoescola para fazer a biometria. Após a finalização da aula, é feita a biometria na autoescola e após ele levará o candidato pra casa.
Nas aulas de moto o candidato deve se deslocar até o centro de treinamento prático.

Para categoria A: As aulas são realizadas no Centro de Treinamento Prático próprio da Autoescola Ação, na Avenida Comendador Franco, 2334. No início o instrutor explica todo o processo de como se dá o exame no DETRAN e das aulas, o funcionamento do veículo e o posicionamento correto, após inicia-se a prática com o equilíbrio e todo o circuito exigido em exame pelo DETRAN (labirinto, oito, rampa, slalom, prancha, desenvolvimento e redução de marchas).
Para Categoria B: Na Ação, os instrutores irão ensinar o candidato a dirigir, e não apenas a passar no exame de direção, o que faz total diferença para quando o motorista sair sozinho com seu veículo, ele terá confiança e agilidade para andar por qualquer local com qualquer condição de trânsito. No início, os instrutores vão explicar todo o funcionamento do veículo, posicionamento correto, e vão relembrar as regras gerais de circulação, tudo em ruas calmas onde permitem o candidato iniciar seu aprendizado com calma. Conforme a evolução do candidato, o instrutor partirá para locais com mais movimento e centro, fazendo com que o condutor passe por diversas condições, será feito o treino em marcha ré, baliza e por fim, serão feitas aulas na área de exame do DETRAN, assim o aluno já terá a experiência, sem custo extra, de como é andar nas ruas onde será feito seu exame e praticará com foco no exame de direção fazendo simulados práticos.

Na Ação não. Sempre nos colocamos contra o uso do simulador no processo de habilitação, uma vez que nunca houve comprovação da eficácia desse equipamento para o trânsito, então antes mesmo da obrigatoriedade, a Ação entrou com o pedido de um mandato de segurança, onde nos foi concedida, de forma legal, uma liminar que dispensa o uso do simulador para alunos da Ação. Porém se o aluno transferir seu processo para outra escola que não tenha a liminar, ele terá que refazer as 05h/a no simulador, mesmo já tendo sido certificado pela Ação ou ter feito exame prático na Ação.

Pode sim, para qualquer alteração nas aulas, é só informar a Ação com 01 dia de antecedência, em dias úteis e horário comercial, nesse caso é transferido sem custo. Se avisar no dia da aula ou faltar, será cobrado para agendar a reposição.

Depende. Será cobrado para remarcar no caso de falta sem aviso com antecedência ou atestado médico. Se você for faltar e nos avisar com 1 dia de antecedência, em dia útil e no horário comercial, não será cobrado a remarcação.

Não, hoje todas as aulas e exames são controlados pela biometria do DETRAN, se chegar atrasado, 01 minuto que seja, o DETRAN não validará sua 1º aula, e como precisa ter 100% de presença para ser certificado, terá que ser feita a reposição dessa aula.

Sim, tanto para aulas, quanto para os exames, atrasou, vai gerar taxa para remarcar. Sim, nas últimas aulas o instrutor fará simulados na área de exame do DETRAN.

Após a conclusão e aprovação nas aulas práticas, a Ação irá providenciar o agendamento do seu exame prático.

Caso você queira fazer mais aulas, é só entrar em contato com a Ação e contratar essas aulas extras.

Quer mais Informações? Ligue para Nós
(41) 3296-7720 | Whats: (41) 99843-0222

SOBRE A AUTOESCOLA:

AutoEscola em Curitiba, fundada em 19 de outubro de 1997, pela Srª Diolete Mendes de Paula a qual exerce a função de Diretora Geral e seu esposo Ivo Vieira de Paula, o qual exerce a função de Diretor de Ensino.

INFORMAÇÕES PARA CONTATO:

(41) 3296-7720

(41) 99843-0222

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

Segunda a Sexta: 8:00 às 21:30 h;
Sábado: 8:00 às 12:00 h.

AUTOESCOLA AÇÃO · 2019 © Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: MarketNet